RESIDENT EVIL na LITERATURA
Resident Evil é uma franquia de jogos muito famosa que já atingiu mais de 30 jogos, vários filmes, animações, diversas atrações teatrais, parques temáticos, série live-action na Netflix e também o mundo literário. Resident Evil possui livros, novelizações, mangás, manhuas, gibis/comics, HQ's, revistas e muito mais.
Neste artigos iremos relembrar com vocês as passagens de Resident Evil na literatura durante todos esses anos da franquia. Confira com a gente!
NOVELIZAÇÕES:
• Biohazard: The Wicked North Sea (1998):
Biohazard: The Wicked North Sea foi lançado em janeiro de 1998 e se trata de um romance escrito por Kyū Asakura.
O romance se passa em uma ilha no Mar do Norte, conhecida como Gadiwell, que é usada para pesquisas secretas de armas biológicas pela família Beardsley, uma família nobre que fazia parte do próprio experimento. A família faz parte de um grupo de nobres que fundaram a Umbrella Pharmaceuticals. Wicked North Sea pode ser considerado canônico, porém, se trata de uma trama bem obscura da franquia.
O protagonista é um personagem chamado "Norse" que é um ex-membro da "CRW", uma unidade de combate ao bioterrorismo do Exército Britânico, que foi dispensado após uma operação fracassada de resgate de dignitários.
• Resident Evil: The Umbrella Conspiracy (1998):
Resident Evil: Umbrella Conspiracy (Resident Evil: A Conspiração da Umbrella) foi a primeira novelização de Resident Evil lançada pela escritora S.D. Perry em 1998. O livro narra a história do primeiro jogo de Resident Evil (1996), com adições na trama.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem nos Estados Unidos, ganhando assim uma nova capa. No Brasil, o livro está disponível pelas editoras New Pop e Benvirá.
• Resident Evil: Caliban Cove (1998):
Resident Evil: Caliban Cove (Resident Evil: O Incidente de Caliban Cove) foi lançado em 1998. Enquanto o jogo Resident Evil 2 não chegava, S.D. Perry escreveu uma história inédita com Rebecca Chambers como protagonista, além de adicionar novos personagem como David Trapp, John e Karen.
A história se passa entre os eventos de Resident Evil (1996) e Resident Evil 2 (1998), e traz uma nova equipe dos S.T.A.R.S. que está em direção a cidade de Caliban Cove atrás de pistas da Umbrella Corporation e seus experimentos.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Resident Evil: City of the Dead (1999):
Resident Evil: City of the Dead (Resident Evil: Cidade dos Mortos) foi lançado em 1999. O livro reconta os eventos de Resident Evil 2.
O livro é bem fiel ao jogo lançado em 1998, porém o seu final possui discrepâncias, pois seria necessário fazer ligação com o próximo livro.
O livro recebeu uma nova tiragem em 2012, recebendo uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Resident Evil: Underworld (1999):
Resident Evil – Underworld (Resident Evil: Submundo), foi lançado em 1999. Esse livro também conta uma história inédita na série, nunca contada em nenhum jogo. Sua trama não é canônica.
A história conta sobre a equipe Delta dos S.T.A.R.S. (que não é canônica nos jogos), que agora foram sequestrados por Trent, juntos com Leon & Claire e obrigados a irem investigar uma nova base da Umbrella no estado do Maine. Caso a missão fosse concluída, Trent ajudaria eles em tudo que eles precisassem.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem, recebendo uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Resident Evil: Nemesis (2000):
Resident Evil: Nemesis (Resident Evil: Nêmesis) foi lançado em 2000. O livro reconta os eventos do jogo Resident Evil 3: Nemesis.
O enredo do livro inclui uma nova perspectiva sobre o personagem Nicholai Ginovaef, o deixando mais sádico, além de não ser tão fiel ao jogo.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem e recebeu uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Resident Evil CODE: Veronica:
Resident Evil CODE: Veronica (Resident Evil: Código: Verônica) foi lançado em 2001. O livro tem como objetivo recontar os eventos do jogo Resident Evil CODE: Veronica, lançado para o Dreamcast inicialmente.
O livro é bastante fiel a primeira versão do jogo lançado para o Dreamcast em 2000. Infelizmente, as cenas adicionadas na versão "X" de Resident Evil CODE: Veronica posteriormente no PlayStation 2 não são narradas no livro.
O livro recebeu uma nova tiragem em 2013 e recebeu uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Resident Evil: Rose Blank (2002):
• Resident Evil: Rose Blank (Biohazard: Rose Blank) foi lançado em 2002. Esta não é uma novelização dos jogos, se tratando de uma história inédita.
Rose Blank foi escrito por Tadashi Aisawa, e pode ser encontrado, para comprar na internet, porém em uma tradução para o alemão, lançada em 2006.
Apesar de não ter qualquer ligação com as novelizações de S.D. Perry, sua capa possui os mesmos traços. O livro foi lançado apenas no Japão e Alemanha.
• Resident Evil: Tödliche Freiheit (2002):
Escrito por Suiren Kimura, foi lançado no Japão junto com a novelização Biohazard: Rose Blank em Março de 2002. Teve uma tradução lançada somente em alemão, com o título de “Resident Evil: Tödliche Freiheit”. Sua trama gira em torno do protagonista Jack Tramp, acusado de assassinato, que acaba se envolvendo em um surto viral em um cruzeiro da Umbrella chamado Liberty.
Seus eventos também não são canônicos. O livro saiu apenas no Japão e na Alemanha.
• Resident Evil: Zero Hour (2004):
Resident Evil – Zero Hour (Resident Evil: Hora Zero), foi lançado em 2004. O livro encerrou as novelizações de S.D. Perry!
O livro narra fielmente os eventos de Resident Evil ∅ Zero. Porém infelizmente possui alguma pequenos erros de roteiro em relação ao primeiro livro, O "A Conspiração Umbrella".
O livro recebeu uma nova tiragem em 2013 e recebeu uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Resident Evil: Genesis (2004):
Resident Evil: Genesis foi lançado em 2004. O livro reconta os eventos do primeiro filme em live-action de Resident Evil com Milla Jovovich, "O Hóspede Maldito".
O livro foi escrito por Keith R.A. deCandido. O livro é bem fiel ao filme, além de acrescentar novas adições especiais.
O livro não está disponível no Brasil.
• Resident Evil: Apocalypse (2004):
O livro Resident Evil – Apocalypse foi lançado em 2004. O livro também foi escrito por Keith R.A. deCandido. O livro é bem fiel ao filme!
O livro não está disponível no Brasil.
• Resident Evil: Extinction (2007):
Resident Evil: Extinction é o terceiro livro dos filmes de Resident Evil, escrito por Keith R.A. deCandido, foi lançado em 2007.
O livro é bem fiel ao filme, além de acrescentar detalhes que não respondidos no filme em relação ao paradeiro de Jill Valentine e Angela Ashford.
O livro não está disponível no Brasil.
• Resident Evil: Retribution (2012):
O livro Resident Evil – Retribution (Resident Evil: Retribuição) foi lançado em 2012, e é a novelização do quinto filme (o quarto filme não recebeu novelização) escrita por John Shirley. O livro é muito fiel ao filme!
O livro tem bastante adição legal a história do filme e está disponível no Brasil pela editora Galera Record.
• Biohazard: Damnation (2012):
Biohazard: Damnation é um romance japonês escrito por Osamu Makino. Uma novelização do do filme Resident Evil: Damnation (Condenação) lançado em 2012.
O livro só está disponível no Japão.
• Resident Evil: The Final Chapter (2017):
O livro é bem fiel ao filme e possui adições interessantes que não estão no filme.
O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• Biohazard: Vendetta (2017):
Biohazard Vendetta é a novelização do filme Resident Evil: Vendetta (A Vingança) e foi lançada apenas no Japão em 2017.
A novelização foi escrita pelo romancista Makoto Fukami.
O livro só está disponível no Japão.
LIVROS:
(Listaremos apenas os principais livros de Resident Evil já lançados, tendo em vista que a franquia já recebeu inúmeros livros, guias, manuais, entre outros)
• The True Story Behind Biohazard (1997):
O livro The True Story Behind Biohazard é um livro lançado no Japão em 1997. Ele fazia parte de uma ação promocional de pré-venda do port de Sega Saturn do primeiro jogo de Resident Evil.
O livro possui quantidade limitada de cópias, ou seja, é bem raro. No livro também há uma história inédita chamada "The Beginning" e uma entrevista com Shinji Mikami.
• Biohazard 4: Incubate (2006):
Biohazard 4: Incubate saiu no Japão em 2006, após o lançamento do jogo no PlayStation 2.
O livro acompanha um DVD onde temos um pequeno filme contando a história de Resident Evil 4. A história do livro narra como foi o início da infecção dos Las Plagas no vilarejo com a chegada de Saddler.
O livro só está disponível no Japão.
• Biohazard: The Catalysis (2008):
Biohazard: The Catalysis é um livro com um DVD do Remake do primeiro Resident Evil. Contém vários trailers e informações dos personagens dos jogos: Resident Evil (1996); Resident Evil 2 (1998); Resident Evil 3: Nemesis (1999); Resident Evil CODE: Veronica (2000); Resident Evil Remake (2002); Resident Evil Zero (2002) e Resident Evil 4 (20005).
O livro só está disponível no Japão.
• Resident Evil Archives (2008):
O livro Resident Evil Archives foi lançado em 2008 para promover os jogos Resident Evil Remake e Resident Evil Zero que haviam sido lançados para o Nintendo Wii.
O livro é uma enciclopédia e traz informações dos jogos Resident Evil (1996), Resident Evil 2, Resident Evil 3: Nemesis, Resident Evil CODE: Veronica, Resident Evil Remake e Resident Evil Zero.
O livro foi lançado no Japão e posteriormente em inglês nos Estados Unidos e Europa.
• Resident Evil Archives Volume II (2010):
O livro Resident Evil Archives Volume II foi lançado em 2010 como sequência do primeiro livro lançado em 2008!
O livro é uma enciclopédia e traz informações dos jogos Resident Evil 4, Resident Evil 5, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles e do filme Resident Evil Degeneração.
O livro foi lançado no Japão e posteriormente em inglês nos Estados Unidos e Europa.
• Essencial Resident Evil (2019):
O livro Essencial Resident Evil foi lançado pela Warpzone no Brasil em 2019, duragente a BGS (Brasil Game Show). Ele foi considerado por muitos fãs como um novo "Archives"!
O livro contou com a consultoria do site REVIL e transcreve tudo sobre a franquia Resident Evil lançado até 2019. O livro possui informações sobre todos os jogos, filmes, livros, action-figures, entre outras coisas lançadas da franquia.
O livro está disponível no Brasil.
REVISTAS:
• Resident Evil - Editora Europa:
Desde muito tempo, a Editora Europa está produzindo conteúdos de Resident Evil no Brasil em parceria com a Capcom Brasil).
Eles já lançaram pôsteres, revistas, detonados e livros.
A parceria com a Capcom continua ativa, e com frequência a editora lança um novo livro da franquia Resident Evil.
GIBIS/MANGÁS/MANHUAS/HQ'S:
• Resident Evil (1996):
Resident Evil (1996), foi lançado um mês após o lançamento do primeiro jogo da franquia. O gibi foi lançado pela Marvel Comics, e conta com apenas 13 páginas, uma história bem curta protagonizada por Richard Aiken.
O gibi foi lançado na América do Norte.
• Biohazard 2 Manhua (1998):
Biohazard 2 é um manhua chinês lançado em 1998 pela King's Fountain. Os manhuas foram lançados durante cinco meses seguidos, possuindo 30 volumes.
Eles recontam a trama de Resident Evil 2 de forma totalmente distorcida e não canônica.
Os manhuas estão disponíveis apenas na China.
• Resident Evil Issue (1998):
Resident Evil Issue conta com cinco volumes de gibis/comics da franquia lançados em 1998 com artes incríveis do icônico Jim Lee.
Os gibis contam a trama de Resident Evil 1 e Resident Evil 2, além de uma nova história no quarto volume das HQs.
Os gibis não são canônicos, pois distorcem algumas questões trazidas pelos jogos, inclusive, em uma das edições, Jill Valentine encontra um lobisomem.
Os gibis foram lançados apenas na América do Norte.
• Resident Evil: Collection One (1999):
Resident Evil: Collection One é uma antologia em quadrinhos de histórias não canônica a. Ele contém histórias especialmente selecionadas de Resident Evil: The Official Comic Magazine. Baseado em documentos de direitos autorais, o livro foi publicado em 29 de outubro de 1999.
O gibi foi lançado apenas na América do Norte.
• Biohazard 3: Last Escape Manhua (1999):
Biohazard 3: Last Escape é uma série de manhuas de Hong Kong recontando a trama de Resident Evil 3: Nemesis. Foi publicado pela Tinhangse Publishing Co., Ltd em 1999.
A trama reconta a história de Resident Evil 3 de forma totalmente distorcida, onde temos até Nemesis batalhando contra William Birkin. Ou seja, não é canônico.
Os manhuas possuem 26 volumes e só estão disponíveis na China.
• Resident Evil Fire & Ice: (2000 - 2001):
Resident Evil: Fire and Ice é uma história em quadrinhos de quatro edições produzida pela WildStorm. Que foi publicada bimestralmente de dezembro de 2000 a maio de 2001.
A história foi escrita por Kris Oprisko e Ted Adams, com arte de Lee Bermejo e Mark Irwin.
A trama não é canônica e gira em torno da nova equipe dos S.T.A.R.S., a equipe Charlie Team liderada por Rachel Fields.
Em 2009, a WildStorm relançou os quatro gibis em uma única edição exclusiva. Os gibis só foram lançados na Europa e na América do Norte.
• Resident Evil CODE: Veronica (2002):
Os quadrinhos de Resident Evil CODE: Veronica foram lançados em 2002, pela Wildstorm. Os quatro volumes trazem a história do jogo em forma de quadrinhos e com artes feitas pelo artista chinês Lee Chung Hing.
Os mangás podem ser considerados canônicos, afinal, são bem fiéis ao jogo. Os mangás só foram lançados na Europa e América do Norte.
• Biohazard CODE: Veronica Manhua (2002):
O Manhua BIOHAZARD CODE:Veronica foi lançado em Hong Kong em 2002, teve 18 edições e foi publicado pela Tinhangse Publishing.
Assim como os outros manhuas, não são canônicos, afinal, distorcem totalmente a história do jogo. Os manhuas estão disponíveis apenas na China.
• Biohazard Zero Manhua (2002):
Biohazard Zero Manhua, foi uma nova série manhuas lançados em 2002 e publicada pela Yulang Group. Uma adaptação liberal de Resident Evil 0, contendo seis edições.
Como as outras edições de manhuas, não é canônica, pois distorce totalmente a história do game. Os manhuas só estão disponíveis na China.
• Biohazard: Prelude to the Fall, Volume 1 e 2 (2007):
Biohazard: Prelude to the Fall são dois mangás de Resident Evil que foram lançados em 2007 para promover o jogo Resident Evil: The Umbrella Chronicles.
Os mangás contam uma história que se passa um pouco antes do cenário "Umbrella's End" em Resident Evil: The Umbrella Chronicles, junto com Jill Valentine e Chris Redfield, onde os dois investigam uma vila onde a Umbrella realiza experimentos no Cáucaso, na Rússia.
Os mangás só saíram no Japão.
• Resident Evil WildStorm (2009 - 2011):
Entre 2009 e 2011, a WildStorm lançou mais seis volumes de novos gibis de Resident Evil. Desta vez, com a intenção de promover o jogo Resident Evil 5, a trama conta a história de dois agentes da B.S.A.A. (Holiday Sugaram e Mina Gere) desvendando os mistérios do bioterrorismo no espaço sideral e em uma vila da América do Sul. Sua trama pode ser considerada canônica.
Os gibis foram lançados na América do Norte, Europa e também chegou ao Brasil, através da Panini Comics, que uniu os seis volumes em uma única edição exclusiva.
• Biohazard: Operation Raccoon City - The First Mission (2012):
Biohazard: Operation Raccoon City - The First Mission foi lançado na campanha de marketing de Resident Evil Operation Raccoon City em 2012, apenas no Japão.
O gibi contém poucas páginas e conta uma historinha do Vector e da Lupo, onde eles estão supostamente na primeira missão da vida deles.
O gibi foi lançado apenas no Japão durante a campanha de marketing do jogo.
• Resident Evil: Marhawa Desire (2012 - 2014):
Resident Evil: Marhawa Desire são cinco volumes do mangá "Marhawa Desire" lançados entre 2012 e 2014 para promover o jogo Resident Evil 6.
A trama conta sobre a infecção do C-Virus no colégio Marhawa no Japão e traz Chris Redfield, Piers Nivans e Merah Biji, três agentes da B.S.A.A.!
A trama é canônica para os jogos e foi lançada em todo o mundo. Aqui no Brasil, foram disponibilizados pela Panini Comics.
• Resident Evil: Heavenly Island (2015 - 2017):
Resident Evil: Heavenly Island são cinco volumes do mangá "Heavenly Island" lançados entre 2015 e 2017 para promover o jogo Resident Evil Revelations 2.
A trama conta sobre uma infecção em uma ilha isolada onde está ocorrendo um reality show, e Claire Redfield está investigando o local quando o surto se inicia.
A trama é canônica para os jogos, e os mangás só chegaram no Japão e Alemanha.
• Biohazard: The Toon (2016):
Biohazard: The Toon é um "gibi web" publicada no "CLUB-96", o fã-clube oficial de Resident Evil do Japão.
Os gibis apresentam uma versão humorística de Resident Evil em formato "4koma" (quatro painéis um sobre o outro). A história em quadrinhos apresenta o inglês como idioma escrito dentro da própria história em quadrinhos, com texto em japonês do lado de fora, emulando como os primeiros jogos da série apresentavam exclusivamente narração em inglês, mesmo nas versões japonesas.
Os gibis possuem 53 edições e saíram no mundo todo de forma digital.
• Bio Illustrated Essay (2017):
Bio Illustated Essay é uma história em quadrinhos de Yuusuke Hori e faz parte de uma série de quadrinhos online hospedada pela Capcom.
Os quadrinhos também contam com a Demo Kitchen de Resident Evil 7, em forma de quadrinhos, além de outros jogos da Capcom.
O gibi só saiu no Japão.
• Resident Evil: Infinite Darkness - The Beginning (2022 - 2023):
Resident Evil: Infinite Darkness - The Beginning, é uma série de gibis lançados entre 2022 e 2023, como forma de promover a série animada "Resident Evil: Infinite Darkness" (No Escuro Absoluto) e escritas por Keith R.A. deCandido.
Os gibis contam uma história prequel de Resident Evil: Infinite Darkness, ou seja, a trama é canônica e se passa antes da animação.
Os gibis só saíram na América do Norte.
• Biohazard: Death Island (2023):
Biohazard: Death Island é uma série de cinco volumes do mangá "Death Island" que foram lançados em 2023 como forma de promover o filme em animação "Resident Evil: Death Island" (Ilha da Morte).
Os mangás só saíram no Japão e podem ser considerados canônicos, afinal, reconta fielmente a trama do filme.
Esse artigo foi escrito por César Santos, a qual deixamos nossos mais sinceros agradecimentos!
Colaborou com o artigo: Beatriz Lima